Irregularidades eleitorais possuem canais distintos para denúncia |
SC não vai mais disponibilizar testes gratuitos de Covid-19 para pessoas assintomáticas
Devido ao aumento de casos de Covid-19 em Santa Catarina, na segunda-feira (17), a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) emitiu um ofício recomendando que os municípios não usem mais os testes vindos do Ministério da Saúde em casos assintomáticos.
A mudança de estratégia quer priorizar quem tiver sintomas, casos que exigem hospitalização devido a sintomas respiratórios, profissionais de saúde ou que fazem parte de serviços essenciais e presenciais com sintomas respiratórios.
Os testes em estabelecimentos privados, como farmácias e laboratórios continuam com a testagem normal. Apenas os testes disponibilizados pelo governo entram na nova estratégia.
O cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado teve um aumento de 208% no número de casos ativos em circulação em apenas uma semana. Nesse sentido, o ofício deixa claro que a Dive "está reavaliando os critérios de distribuição desta remessa, que levará em consideração o número de casos, assim como as notificações dos testes distribuídos nos sistemas oficiais e o critério populacional".
Segundo o superintendente da Dive, Eduardo Macário, não há falta de testes, apenas uma proposta temporária para conter a alta demanda e evitar a escassez de insumos para a realização desses exames.
Em um novo ofício encaminhado nesta quarta-feira (19), novos testes foram entregues a SES (Secretaria de Estado da Saúde).
"Hoje encaminhamos esse ofício, distribuindo mais 300 mil testes que chegaram ontem, terça-feira(18). Estamos para receber mais 800 mil na semana que vem. E estamos com uma licitação em andamento para adquirir mais 1 milhão de testes", declarou Macário.
Explosão de casos em Florianópolis
A Grande Florianópolis vem liderando o processo de expansão dos casos ativos, uma vez que representa 29% de todos os registros estaduais, conforme os dados mais recentes divulgados pelo governo catarinense.
A Secretaria de Saúde de Florianópolis declarou ao portal ND+ que o ofício já foi recebido, mas o órgão ainda está discutindo a organização dessa nova demanda de testes e das novas remessas que devem chegar.
Santa Catarina registrou uma explosão de casos de Covid-19 em 2022 e bateu recorde negativo na segunda semana de janeiro, com mais de 31 mil casos registrados e 45.915 ocorrências ativas da doença.
Fonte: ND Mais
Deixe seu comentário